Links patrocinados no Google: o que é e como funciona?

Com toda certeza você já utilizou o Google para pesquisar sobre algum lugar, produto, serviço, etc. Aparecer nas primeiras posições do Google é o sonho de muitas empresas que possuem um site e/ou blog.

Você sabe como isso é possível? Vamos por partes…

Imagine que você esteja procurando no Google, sobre um notebook. A cada termo e/ou palavra digitada no Google é oferecido à você uma busca de vários resultados, entre eles resultados orgânicos (gratuitos) e os links patrocinados, conhecidos também como anúncios pagos. Daí você deve estar pensando, mas por que vou investir em anúncios pagos se posso aparecer na busca orgânica do Google? Esse é um outro tópico que falaremos mais para frente aqui no blog. Mas já adianto que para isso, é necessário ter um trabalho muito bem feito no seu site em relação ao SEO, é uma estratégia demorada e requer tempo.

Voltando a nossa pesquisa de notebook, dentre os inúmeros resultados que o Google ofereceu à você, os que estão nas primeiras posições são os Links Patrocinados. Essa estratégia, diferente a orgânica, é rápida, atraente e o melhor, com resultados expressivos de ROI (retorno do investimento), ou seja, é possível mensurar o lucro obtido com seus anúncios em relação ao quanto você gastou com eles.

 

COMO FUNCIONA?

 

A cada busca feita, o Google verifica todos os anunciantes elegíveis, ou seja, pessoas ou empresas cadastradas no Google AdWords, essa por sua vez é a plataforma de links patrocinados do Google. A conta no Google AdWords deve ser válida, possuir saldo suficiente e possuir campanhas com palavras-chaves “compradas”, palavras iguais ou similares às digitadas no Google.

Feito isso, o Google realiza uma espécie de leilão instantâneo, que determinará a posição de cada anúncio. Esse leilão é baseado em:

CPC máximo (custo por clique) oferecido por cada anunciante + um histórico de qualidade do anunciante. Ter um índice de qualidade alto significa que o Google considera seu anúncio e sua página de destino relevantes, ou seja, seu anúncio é útil para alguém que esteja buscando no Google.

 

DICAS RÁPIDAS

– Com o Google AdWords é possível verificar o índice de qualidade de qualquer palavra-chave, é necessário estar logado na conta > clicar em campanhas > selecionar palavras-chave > clicar no diálogo branco : Você poderá ver as classificações de relevância do anúncio, previsão de taxa de cliques e avaliação na página de destino.

 

– Antes de criar qualquer campanha ou grupo de anúncios no Google AdWords, utilize a ferramenta gratuita: “Planejador de palavras-chave”, com ela é possível pesquisar novas ideias de palavras-chave ou grupo de anúncios, é possível receber histórico de estatísticas de uma palavra em uma determinada região geográfica.

 

– Existem 5 tipos de campanhas possíveis de se criar no Google AdWords, são elas:

“Apenas na Rede de Pesquisa”: A rede de pesquisa só aceita anúncios no formato de texto com limitação de caracteres. Os anúncios serão segmentados com base no termo de pesquisa digitado pelo usuário.

“Apenas na Rede de Display”: Com esta opção de campanha, seus anúncios vão parecer apenas na rede de display do Google, que é uma rede com mais de um milhão de websites parceiros do Google (ex: Uol, Terra) onde seus anúncios podem aparecer. Pode-se trabalhar com texto, imagens, vídeos.

“Rede de Pesquisa com exibição em Display” (uma combinação das duas redes): Campanha que integra a Rede de Pesquisa com a Rede de Display (A+B). Seus anúncios aparecem na pesquisa do Google e em websites parceiros do Google.

“Shopping”: Este tipo de campanha permite que você crie uma lista de produtos que vão aparecer no Google Shopping. O Google Shopping é o comparador de preços do Google (funciona como o Buscapé, Bondfaro).

“Vídeo”: São os anúncios de vídeo, aqueles que aparecem no YouTube.

 

Já falamos aqui no blog da importância em se ter uma presença online, o Google AdWords é uma ferramenta imprescindível para garantir o sucesso da sua campanha digital, saiba mais sobre Marketing Digital, fizemos um conteúdo exclusivo que vai te ajudar e muito, leia aqui.

 

Fonte: support.google.com


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