O que é esse tal de Inbound Marketing?
Neste post você vai saber definitivamente o que é Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Conteúdo, e vai descobrir que sua empresa pode se destacar muito usando estratégias ligadas ao Inbound Marketing.
Para chegarmos no conceito de Inbound vamos lembrar, somente neste parágrafo, algumas fases básicas ao longo da história do Marketing. Sabemos que desde o início da aplicação de técnicas de marketing as empresas procuram através da comunicação mostrar seus produtos ou serviços para que os consumidores se interessem e efetuem a compra. O marketing já passou por fases onde o produto/serviço era o mais importante do processo, onde o consumidor deveria ser destacado nas relações de compra e venda, onde o atendimento teria que ser evidenciado, enfim, poderíamos destacar várias fases, mas em praticamente todas poderíamos ver nos artifícios de comunicação usados uma mesma máxima: comunicar ao possível cliente/comprador a venda do produto. Mas ora, não seria esse o grande objetivo de uma boa comunicação publicitária, pautada em um bom desenvolvimento de marketing? Sim, e isso sempre foi feito como ainda hoje o é.Mas pare para pensar: – E se o marketing não fizesse, através da publicidade, anúncios para vender os produtos/serviços? Isso seria possível?
Sem vendas no anúncio
É claro que agora você deve estar se perguntando como seria possível vender algo sem anunciar esse produto/serviço em um anúncio. Aqui começa o ponto onde sua empresa deve começar a entender que os processos de marketing mudaram e, talvez, você deva realmente saber que os processos de venda em marketing mudaram muito com os processos digitais. Mostrarei essa questão da venda sem o anúncio direto de venda mais adiante, porém você deve começar a se perguntar como sua empresa está anunciando seus produtos/serviços para poder confrontar se você está mais contemporâneo ou ainda só usa práticas do século passado (literalmente).
Calma, não precisa assustar. As diversas técnicas de marketing, mesmo as antigas, são importantes. O que queremos fazer aqui é despertá-lo para Inbound que é algo contemporâneo de nosso tempo e esta nas bases do marketing digital.
Por que colocamos no subtítulo acima – Sem vendas nos anúncio? Era de se esperar que esse modelo de anúncios “empurrando” produtos/serviços para os consumidores seriam reformulados um dia, uma vez que tudo na vida tem seus ciclos. Com o desenvolvimento do mundo digital os consumidores ficaram cada vez mais apropriados de diversas informações de pesquisa sobre os bens de vendas que os fizeram ter muito mais critério de escolha. Essa apropriação é uma vitória para todos, mas também é uma mudança de comportamento, ou seja, ninguém quer mais “engolir goela abaixo” um produto anunciado sem saber mais sobre ele. Exatamente nesse ponto que entra um novo conceito de marketing para fazer vendas para esse novo consumidor.
A montanha vai a Maomé
Imagine que você adora caminhadas ao ar livre, as paisagens de vales e montanhas. Fazendo suas pesquisas pela internet através do Google achou um vídeo sobre uma incrível caminhada que existe numa montanha do Peru. Você como gosta muito do assunto dá um olhada nesse vídeo que ao final deixa dicas para você ver um caminhada numa cidade do interior de São Paulo e você já aproveita para ver um pouco mais do assunto.
Até aqui tudo normal pois esse é o perfil de uso de internet de grande parte das pessoas: interesse por assuntos que gostam. No final desse segundo vídeo aparece um link para um blog com um post com o seguinte título “7 dicas para sua caminhada na montanha render mais”. Se isso me interessa continuo vendo esse conteúdo, hoje, amanhã ou outro dia. Li esse post e no final dele vi uma chamada para baixar gratuitamente um guia em pdf falando sobre os cuidados de que se deve ter em longas caminhadas. Puxa, que ótimo vou entender um pouco sobre caminhadas que gosto tanto então deixei meu email para baixar esse material e percebi, ao lê-lo, que tem itens de segurança muito importantes que eu ainda não tinha me atentado para tal, dentre os quais o calçado sendo um dos principais, como diz nesse material. Depois disso começo a perceber a importância desse item e começo a receber esporadicamente por email dicas de como deve ser um bom calçado para caminhadas, até que um dia vejo um vídeo através de um link de um desses emails, de uma pessoa que já faz caminhadas a tempo e que só usa uma marca que lhe dá todos os requisitos necessários para uma boa caminhada. Nos próximos conteúdos que procuro vejo a marca e pasmem ela oferece todos aqueles bons requisitos que aprendi sobre um bom produto. Agora tenho a decisão de comprar ou não meu calçado para caminhada, mas será dessa marca.
Aqui uma pausa: nesse momento o consumidor já está pronto para a compra. Nessa jornada não se fez um anúncio para vender um calçado mas sim foi levado a montanha até esse consumidor.
O que é Inbound Marketing então?
Perceba que com esse processo descrito acima o processo de venda passa a ser trabalhado de acordo com o modo de comportamento do consumidor no mundo digital, onde ele tem características bem específicas que são prioritariamente ligadas a pesquisas de assuntos pertinentes ao seu interesse. Isso parece óbvio, mas é exatamente nesse hábito de pesquisa que começamos a pensar numa técnica de marketing que consiga penetrar nesse mundo para obter resultados de venda e fidelidade de consumo.
Os possíveis clientes de sua empresa são essas pessoas que buscam constantemente, através desse mundo digital cheio de possibilidades, pesquisar pelas diferentes necessidades para ter conhecimento de algo que lhe interesse e isso vale para todos os assuntos de entretenimento a assuntos técnicos. Para trazer esse tipo de consumidor para o seu lado podemos aplicar técnicas de Inbound marketing que farão, através de ótimos conteúdos fazer com que esse consumidor passe a se sentir engajado com seu produto/serviço e sua marca.
Assim podemos dizer que Inbound é uma técnica de Marketing digital que busca o engajamento do consumidor com o produto/serviço/marca para que este apreenda sobre o que quer, focando o processo de compra e não o de venda.
Deu para perceber que o ponto principal dessa técnica chamada Inbound Marketing é a produção de conteúdos correlatos com o seu produto/serviço e que isso deve ser bem cuidado na hora de cativar o seu possível comprador e isso será assunto de um novo post, mas se quiser tirar dúvida conosco deixe seu comentário no blog.