7 coisas sobre comunicação para aprender com as crianças
Desde criança aprendemos alguns pontos fundamentais sobre comunicação e como nos relacionar com o mundo: como chamar atenção das pessoas, ser entendido, educado e como cativar pessoas a ponto de desenvolver um relacionamento interpessoal. Porém, conforme crescemos, nem sempre continuamos a praticar esses fatores básicos. E se isso acontece a nível pessoal imagine no corporativo.
A comunicação corporativa, como tudo no mundo profissional, é cheia de regras e orientações do que funciona ou não funciona para ganhar um cliente, vender mais, obter mais lucro, parecer um bom profissional e etc. Com tantos “faça isso” e “não faça aquilo”, é bem comum deixar que o óbvio, o fundamental de uma boa comunicação, passe despercebido ou sem o devido valor.
Então, para lembrar e perceber que o básico TEM SIM muito valor (na vida pessoal, profissional e corporativa), listamos algumas coisas que aprendemos quando criança que podem fazer toda a diferença na comunicação e na forma como seus clientes enxergam sua empresa.
– Aprender a falar de forma clara
Quando éramos bebês e não sabíamos falar frases perfeitas nem sempre as pessoas ao redor nos entendiam. Conforme crescemos e adquirimos a habilidade de falar aprendemos também a expor com clareza e simplicidade o que queríamos e precisávamos.
Continuar a exercitar uma comunicação clara, simples e objetiva evita muitos mal entendidos e ruídos comunicacionais.
– Diga as palavras mágicas
Bom dia/tarde/noite, por favor, com licença, obrigado.
Não importa com que público estamos lidando: todos merecem ser tratados com respeito. Não precisamos nem falar o porquê, né?
– Não repita tudo o que os outros dizem
Que criança nunca ouviu um adulto falar uma palavra nova e quando repetiu na frente dos pais foi repreendido?
Pois é, não é porque todos estão falando algo que devemos pegar carona e falar também. Pode ser que o que estão falando não seja verdade, efetivo ou até mesmo não seja o que o público quer ouvir. Então, antes de ser papagaio e repetir tudo verifique se isso é uma boa estratégia.
– Compartilhe suas coisas
Um dos maiores desafios de criança é compartilhar aquele brinquedo novíssimo com os primos, irmãos e amigos, e isso continua na vida adulta.
Acontece que, se você ainda não percebeu, a palavra compartilhar vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos. Compartilhar informação e conhecimento é uma das melhores formas de se relacionar com as pessoas que precisam do seu produto/serviço/conhecimento.
– Seja sincero na medida e maneira certa
Toda criança já foi repreendida por ser sincera demais e já teve que conviver com o dilema de falar o que pensa sem ser mal educado.
O mesmo vale para a vida adulta e para as empresas. A sinceridade absoluta pode trazer consequências bem desagradáveis, mas, por outro lado, a falta dela também. A dica aqui é saber comunicar a verdade de um jeito que, mesmo se ela for dolorida, sempre demonstre gentileza e educação. Se errou, reconheça o erro de forma humilde e peça desculpa. Se o seu produto/serviço não será benéfico para aquele cliente, delicadamente demonstre uma outra forma de ajudar. Sempre há uma maneira de ser sincero e verdadeiro mantendo o bom tom.
– Seja espontâneo
Se tem uma palavra que me lembra criança é espontaneidade. Para os baixinhos parece sempre muito fácil ser quem você é, fazer o que você acha legal e não ligar muito para o que os outros vão achar.
Ser espontâneo, vida adulta e empresas podem parecer coisas incompatíveis, mas na verdade é uma boa forma de cativar a audiência e conquistar fãs com um perfil que combina mais com você ou sua empresa.
– Faça amigos
E por último, o que é mais uma consequência, se você aprendeu e fez a lição de casa sobre esses pontos quando criança com certeza tinha muita facilidade em fazer amigos em todo lugar que ia.
Arrasar na comunicação sincera, mas gentil e educada, que demonstre suas melhores características, e de bônus compartilhe coisas legais com as pessoas ao redor é uma ótima forma de atrair mais do que clientes ou fornecedores, mas engajar amigos e fãs em uma relação bastante benéfica.