O que é Facebook Ads?
Geraldo é dono de uma loja de sapatos. Para ajudar a divulgar melhor as novidades e promoções ele criou uma página no Facebook. Ele se dedicou muito a obter curtidas nessa página: divulgou para os clientes, amigos, família, etc, e, por isso, a página possui mais de 5000 curtidas.
Para atrair os fãs da página para a loja, Geraldo publica diariamente fotos, valores, sapatos que acaram de chegar e espera sempre que o público, de 5000 pessoas, curta e comente; porém, cada post recebe no máximo 50 curtidas. Com a falta de engajamento Geraldo se desanima e acredita que as pessoas não gostam de seus produtos, publicados no Facebook, por isso pensa em desistir de sua loja. O que ele não sabe é que o público gosta sim, porém não está vendo suas postagens.
Pois é, apesar da página ter 5000 fãs apenas 3% deles recebem no feed de notícias (aquela página com todas as atualizações de amigos e páginas) os conteúdos publicados por Geraldo. Isso por causa do Edge Rank, um algoritmo que filtra o que exibir para cada usuário. Ou seja, ter um grande número de fãs na sua página não garante que todos estão vendo suas atualizações, na verdade uma pequena parcela do seu público está, de fato, vendo isso. Sabendo desses dados a grande dúvida do Geraldo e muitos outros empreendedores é: como fazer para atingir um público maior no Facebook? É aqui que entra o Facebook Ads.
Atinja o seu público no Facebook.
O Facebook Ads é uma ferramenta extremamente útil quando o assunto é atingir o seu público no Facebook. Além de impulsionar os seus posts para pessoas que já são fãs da sua página, é possível atingir um novo público, que ainda não conhece sua empresa. Ao contrário do Google Adwords, em que o principal público a ser atingido é aquele que já está buscando sobre seu produto/serviço, o Facebook Ads é excelente para criar uma nova demanda, ou seja, mostrar uma solução para um problema que as pessoas ainda nem sabiam que existia.
Usando uma verba controlável, é possível criar diversos tipos de campanha, como comunicados gerais ou branding, promoções e ofertas específicas, criar audiência e conquistar mais fãs, promover um vídeo ou evento, enfim… as possibilidades são inúmeras (você pode conferir todos os recursos aqui), e a vantagem é que todos os resultados são mensuráveis. É possível ainda definir muito bem seu público-alvo, segmentando quem verá seus anúncios por cidade, idade, sexo, interesses, etc. Isso significa usar uma verba altamente otimizada, pois apenas o público específico da sua loja visualizará seus anúncios e você ainda pode controlar o quanto será gasto, ao contrário das mídias off-line. Bom, não é?
Portanto, mesmo que sua ideia a princípio era usar o Facebook como uma ferramenta de divulgação totalmente gratuita, como Geraldo pensou, vale a pena investir um tempo para aprender mais e traçar estratégias e criar anúncios nessa ferramenta.
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