Funil de vendas para Incrementar os resultados de venda!
No post “Melhorar vendas através do funil de vendas” conseguimos entender que podemos utilizar um processo de funil de vendas para melhorar nossas vendas, vimos que através do trabalho das quatro fases do funil podemos trabalhar para melhorar determinadas porcentagens que nos farão obter resultados de vendas concretos. Um a ideia básica do funil de vendas é que se aumentarmos o número de pessoas impactadas no topo do funil teremos proporcionalmente um número mais no fim do funil que é a parte do fechamento de vendas. Agora como fazer isso e poder mensurar? Se utilizarmos os meios de marketing tradicionais podemos ter resultados, mas dificilmente mesuráveis, pois pense numa campanha que sua empresa faça com diversas mídias “off line” ( termo coloquialmente usado para mídia fora da internet ), como você saberá qual o número de pessoas impactadas. Difícil, não é? Era difícil, pois o marketing não tinha ferramentas de medição eficientes que trouxessem um resultado confiável, porém com o advento da internet muitas leituras estatísticas de campanhas feitas para comunicação das empresas ficaram possíveis e aqui que podemos melhorar muito nossas vendas através dos processos digitais.
Pense num funil que te permite saber exatamente o número de pessoas impactadas, isso até parece um sonho para o processo de vendas, mas é perfeitamente possível e é claro sua empresa precisa estar no mundo digital. Você sabe que uma das formas com um ótimo custo-benefício em marketing são os processos digitais. Você tem possibilidade de ter um “vendedor” ( seu site ) 24hs por dia em 7 dias da semana demonstrando seu produto/serviço/empresa. Isso mesmo, com um simples site você pode criar um processo de vendas baseadas no funil de vendas que vimos no post“Melhorar vendas através do funil de vendas”, afinal de contas impactar pessoal é o começo do funil e um site pode fazer muito bem esse papel. Imagine no funil abaixo o seguinte, você medirá os impactos iniciais pelo número de visitantes que você conseguiu trazer para ver o seu produto/serviço/empresa no seu site.
E se você trabalhar com esses visitantes para torna-los mais interessados ( leads ), oportunidades e vendas, ótimo, não é.
Isso é possível a partir do momento que você tem uma estratégia para oferecer algo mais para esses visitantes, alguma coisa que os fará tornar-se leads. Se você conseguir isso sua empresa começará colocar meros visitantes num processo de compra do que você está oferecendo.
Essa primeira estratégia é muito importante, pois será o começo de todo o processo do funil onde você definirá como agarrará pela primeira vez um possível cliente que está passando pelo seu site. Deve ser um trabalho planejado e bem pensado e que deve ter um ferramental digital para medir toda essa galera que pode passar pelo teu site e para estabelecer uma conexão com esses possíveis clientes, mas isso é tranquilo uma vez que a internet disponibiliza diversas ferramentas para esses controles.
È possível criar um funil de vendas automatizado onde através de ferramentas digitais possamos captar constantemente novos clientes para podermos trabalhar com eles nas fases posteriores do funil como geração de propostas e fechamento de vendas presenciais gerados desses impactos automatizados que criamos no começo do funil de vendas.
Agora você deve estar perguntando qual seria uma boa estratégia para esse começo de funil de vendas. Em um outro post mostrarei como uma estratégia que poderá ajudar sua empresa a deslanchar nesse funil de vendas.