Marketing de Conteúdo: o que é e como funciona na prática
O marketing de conteúdo é uma estratégia cada vez mais usada por empresas de diversos tamanhos. Recentemente falamos aqui no blog sobre como uma boa estratégia de conteúdo pode influenciar as suas vendas, mas, como o assunto é novo ainda gera muitas dúvidas.
Para ajudar você a esclarecer de uma vez por todas o que é marketing de conteúdo, como ele é usado e como colocar em prática, elaboramos uma guia com tudo que você precisa saber para começar já a usar o conteúdo a favor de sua empresa.
Afinal, o que é marketing de conteúdo?
É o tipo de marketing que usa conteúdo para atrair, formar e engajar o público-alvo em favor da sua empresa, fidelizando seus atuais clientes e conquistando novos.
O que pode ser usado como conteúdo?
Por conteúdo queremos dizer toda e qualquer informação interessante e relevante para seu público, relacionado ao seu produto ou serviço. Para explicar melhor, vamos a um exemplo: imagine que você tenha uma fábrica de cerveja artesanal. Seu público é formado por pessoas que gostam de cervejas artesanais, e que se interessam por saber mais sobre processo de produção, diferenças entre sabores e tipos, etc. Assim, todo tipo de conteúdo ligado a cerveja é muito rico e atrativo para essas pessoas.
De que formas o conteúdo pode ser apresentado?
As informações relevantes e atrativas para seu público podem ser apresentadas através de imagens, vídeos, áudios, textos (posts de blog e ebooks), infográficos, etc. O formato do conteúdo deverá ser escolhido de acordo com o perfil do público e objetivos.
Onde eu posso colocar o meu conteúdo?
As mensagens construídas podem ser colocadas em diferentes canais, tudo dependerá da sua estratégia. Porém, ter uma plataforma própria para distribuição de conhecimento, como um blog, é fundamental. Você também pode usar o facebook para colocar seus vídeos, redes sociais de imagens para trabalhar um conteúdo tratado especificamente como imagens, etc.
Como as pessoas encontram o conteúdo que eu criei?
Após a publicação de seu conteúdo é muito importante fazer a divulgação dele, facilitar para que o seu público encontre a informação que precisa e que essa informação esteja ligada a sua marca. Para isso, faça uso de palavras-chaves fortes no seu conteúdo (recomendamos que você saiba um pouco sobre SEO e Google Adwords para te ajudar nessa tarefa), assim os sites de buscas, principalmente o Google, poderão indexar seu conteúdo nas pesquisas, oferecendo-o como resultado nas buscas dos usuários. Outra estratégia muito importante é divulgar esse conteúdo nas redes sociais, principalmente nas que o seu público-alvo se encontra. É uma boa ideia pensar em sistemas de divulgação pagas, como Google Adwords e Facebook Ads, isso garante um bom acesso, principalmente no início desse trabalho.
Como esse conteúdo pode me ajudar nas vendas?
Nesse post já esclarecemos como o marketing de conteúdo e as vendas estão ligadas. Em resumo: atualmente, antes de adquirir qualquer produto ou serviço, o consumidor procura por informação, primordialmente na internet. Essa informação pode vir de sites de notícias, blogs de recomendações e, é claro, empresas.
Além disso, o marketing de conteúdo é usado nas estratégias de inbound marketing, que tem como objetivo gerar leads, ou seja, capturar dados de potenciais clientes para nutri-los de uma forma que resulte em vendas. Você pode ver mais sobre isso nesse post.
Quais as vantagens de usar conteúdo?
Agregar valor à sua empresa: ao disponibilizar diversos tipos de conteúdo referente à sua área de atuação você mostra para o público que a sua empresa possui conhecimento no ramo, é especialista nisso, e com o tempo passa a se posicionar como autoridade no assunto.
Presença online: quanto mais conteúdo você tem mais fácil é o consumidor chegar até você.
Atualização rápida: ao contrário de um material impresso, todo conteúdo na internet é fácil de ser editável. Assim, fica mais fácil e barato divulgar sobre mudanças nos produtos/serviços, novidades na área de atuação e etc.
Como colocar em prática o uso de marketing de conteúdo?
Quando falamos em marketing sempre pensamos em um bom plano e execução para atingir os objetivos. Com o marketing de conteúdo não é diferente. Antes de começar defina bem seu público e objetivo e então elabore um cronograma editorial, ou seja, liste todos os assuntos a serem trabalhados como conteúdo relevante e defina um calendário de publicação.
Além disse, sempre que precisar de ajuda procure profissionais especializados que poderão ajudar desde as definições iniciais até a execução do trabalho.
Ainda tem dúvidas? Converse com a gente. Estamos sempre prontos para ajudar.