Porque amamos tempos de crise – e você também deveria
Já faz algum tempo que essa palavra tem aparecido com frequência no nosso dia-a-dia: crise. Nos jornais, noticiários de TV, portais de notícias, blogs e até nas conversas diárias esse assunto é recorrente. A preocupação com o atual cenário é tanta que nem sempre o lado bom da situação vem à tona.
Entendemos que tempos de crise são difíceis, que na hora de analisar o gráfico de vendas e a planilha financeira a preocupação acaba batendo e toda a vez que alguém chega com uma perspectiva ruim, um leve desespero ameaça bater. Mas sabemos também que enquanto alguns choram outros vendem lenços, e, mesmo que escondida, a oportunidade existe.
Por isso elencamos alguns motivos pelos quais, mesmo com todas as perspectivas ruins, nós amamos esses tempos de crise. Confira abaixo:
– Saímos da zona de conforto:
Afinal, onde as coisas mágicas acontecem mesmo? Sair da conhecida zona de conforto já é, por si só, uma ótima oportunidade de crescer nesses tempos de vacas magras.
– Descobrimos novas oportunidades:
Às vezes temos a faca e o queijo na mão mas não nos demos conta até que uma crise chega e nos faz começar a olhar novos mercados, públicos, tendências. Descobrimos então, por exemplo, que podemos atingir um novo segmento ou público com os serviços ou produtos que já temos. Ótima forma de crescimento, não é?
– Desenvolvemos novas habilidades:
Seja pela necessidade de se especializar em algum assunto para manter clientes, emprego, explorar oportunidades, ou pela necessidade de economia: sempre uma habilidade pode ser desenvolvida.
– Melhoramos o serviço / produto oferecido:
Ao contrário do que muitos pensam, ao invés de sair barateando o custo do produto/serviço de qualquer maneira aprendemos a melhorá-los, pois, se a compra está mais difícil ela será melhor direcionada. Nesses tempos o cliente, mais do que nunca, quer garantir que fez um bom investimento.
– Melhoramos o atendimento – foco no cliente:
Para fechar mais vendas acabamos valorizando mais o atendimento e o foco na necessidade exata do cliente aumenta. O maior aprendizado nesse sentido é manter o bom atendimento mesmo nos melhores momentos da empresa.
– Crescimento e maturação:
Com um pouco mais de experiência quando o alívio chega percebemos que estamos mais fortes e prontos para outra, afinal, bons ventos nunca fizeram bons marinheiros!
E você, tem alguma outra razão pela qual amar tempos difíceis? Conta para nós!
ed
24 de agosto de 2015 às 18:55Adorei a matéria!!!