Saiba qual o melhor tipo de site para sua empresa
Já falamos aqui no blog de como o marketing digital pode contribuir para que sua empresa prospere (Vamos reler? Clique aqui), e você sabe qual é o primeiro passo necessário para começar a construir uma presença digital?
Se sua resposta foi SITE, acertou!!
Mas e ai, qual tipo de site? Sim, existem vários modelos de sites disponíveis, abaixo listamos algumas plataformas e suas especificações.
Blog:
Geralmente os blogs são complementos de sites. Servem como uma plataforma de apoio a comunicação da empresa. Trabalhado com conteúdos relevantes, gerando engajamento e interação com seu consumidor final. Já ensinamos aqui, como criar um blog gratuito. #FicaaDica
E-commerce:
Destinado a venda de produto ou serviço com um sistema de cobrança online. Lojas físicas também podem utilizar um site e-commerce para aumentar suas vendas, podendo até trabalhar algum tipo de produto e serviço diferenciado. Vale ressaltar que para a empresa que optar por uma ferramenta de venda como o e-commerce, é necessário ter toda uma infraestrutura adequada para desempenhar o trabalho.
Informativo:
Sites onde existem uma atualização constante de conteúdos. Geralmente há divisão de categorias relacionadas a cada assunto. Sites com esse perfil tendem a receber um número maior de acessos, pois sempre haverá atualizações. Pode até ser utilizado como uma ferramenta para fidelizar seu cliente.
Institucional:
Apresenta sua empresa e seus serviços e/ou produtos de maneira funcional. Geralmente divididos nas sessões: home / empresa / produtos ou serviços / contato.
Landing Pages:
É uma página de destino, estrategicamente afim de divulgar algum produto, serviço, evento, entre outros. É utilizada para capturar o e-mail do futuro cliente, criar um relacionamento e futuramente realizar a venda.
Portal:
Caso sua empresa atue em diversos segmentos, possua diversas marcas, o indicado para você é ter um portal. Um portal é algo bem elaborado, com até centenas de páginas, geralmente dentro dos sites e subsites que compõe um portal são trabalhados conteúdos com frequência.
Hotsite:
Utilizado geralmente de maneira promocional, para lançamento de algum produto e/ou serviço. Às vezes esse tipo de site fica um certo período no ar. É uma forma bastante eficaz de teaser, de despertar expectativa do seu consumidor.
Plataforma de serviços:
Cada vez mais deparamos com plataformas nesse estilo, seja para ouvir músicas, alugar casas em outros estados ou países, assistir filmes e séries, trocar livros e brinquedos, entre muitos outros. Essa é uma tendência que temos percebido, devido a mudança de comportamento das pessoas.
Responsivo = obrigatório
O número de acesso à internet através dos dispositivos móveis é algo que cresce cada dia mais. Por isso é de extrema importância que seu site também seja responsivo.
O que é? É quando o site se adapta a diferentes formatos de tela como desktop, tablets e smartphones, sem mudar o conteúdo e seguindo o mesmo layout.
O Google por exemplo ranqueiam sites responsivos por entender que o usuário terá uma boa experiência ao acessar, melhorando assim nossa qualidade e posição na busca.
Para nós cada empresa possuí uma identidade própria, cada uma tem sua cultura, seu público, segmento de negócio, por isso analisamos com todo cuidado qual o tipo de site mais adequado para sua empresa, até porque ter um site em que agrade seu consumidor contribuirá para sua empresa ter um melhor posicionamento de marca e até aumentar suas vendas.
Estar presente na internet não é mais um diferencial e sim uma necessidade.