Endomarketing nas empresas é um processo de estreitamento de relações da instituição com os colaboradores. Numa campanha de endomarketing a empresa deve começar estudando o clima que está instaurado entre os colaboradores e para isso pode contar com um agência de endomarketing ou uma empresa de endomarketing que fará esse trabalho desde o começo de uma pesquisa até a execução de um programa de endomarketing.
Já atuando há 18 anos no mercado de comunicação a Wdesign além dos serviços de comunicação para publicidade atua também na parte interna de sua empresa desenvolvendo programas e campanhas de endomarketing.
O endomarketing pode conduzir sua empresa a um crescimento sustentável onde os colaboradores passarão a agir , através de uma campanha de endomarketing, com maior profissionalismo.
O cliente em questão, necessitava com urgência um trabalho profissional de endomarketing por dois motivos:
Para resolver seu desafio em ter um trabalho profissional de endomarketing o cliente buscou a agência que já os atendia em outros serviços de comunicação. Em seguida analisou minuciosamente a proposta de atendimento para saber como seria o método de trabalho.
Uma exigência do cliente foi cobrir a necessidade de um trabalho constante de endomarketing durante meses, pedindo assim uma proposta de um valor fixo mensal.
Devido a análises previamente feitas pela Wdesign e Associadoss quanto a deficiência na comunicação interna, descobriu-se assim que o cliente necessitava além de um trabalho externo de marketing um processo contínuo de endomarketing.
Diante do “problema-desafio” a ser resolvido, a WDESIGN percebeu em um diagnóstico extraído através de uma pesquisa de campo, feito pela agência junto aos colaboradores que seria necessário um trabalho de comunicação interno onde tivesse um processo inicial de informação básica numa primeira etapa para em seguida atacar focos mais problemáticos relacionados a comunicação.
Na primeira fase de implementação do endomarketing foi feita uma pesquisa de clima organizacional com os colaboradores. Numa segunda fase foi apresentado para a diretoria os resultados tabulados e analisados com a conclusão que deveria ser executada junto de uma campanha de comunicação interna já estruturada. Na terceira fase foi a implantação da campanha de endomarketing junto aos colaboradores.
No começo dos trabalhos o cliente não possuía nenhum tipo de comunicação temática e padronizada com os colaboradores e estes não tinham conhecimentos básicos sobre o local que trabalhavam. A partir da implantação foram desenvolvida ações como: campanha de comunicação para início do processo de endomarketing // criação de mascote para interação com os colaboradores // criação de boletim (jornal) interno // recepção de idéias de colaboradores // campanha para informação dos conceitos básicos da empresa // campanha com foco na melhoria do ambiente de trabalho // padronização sistemática de todo tipo de comunicação interna.